Como cancelar o FIES? Saiba aqui!

Se você deu entrada no financiamento e não tem mais interesse no mesmo saiba como cancelar o Fies. É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como cancelar o FIES, essa informação será vista em detalhes no post de hoje.

O Fundo de Financiamento Estudantil, também conhecido como FIES, é um programa criado pelo Governo Federal em parceria com as instituições bancárias. Por meio dele o aluno pode financiar a sua faculdade como forma de facilitar o pagamento da mesma. Mais informações sobre esse programa do Governo Federal, você confere em FIES 2016.

fies-cancelamento

Como os cursos superiores em instituições privadas possuem valores elevados, os estudantes estão aderindo a esse financiamento para conseguir pagar. Pode ocorrer que no decorrer do curso o aluno não queira mais o financiamento.

Se acontecer de você não precisar mais do FIES saiba como você pode fazer o cancelamento do mesmo. É um direito seu efetuar o cancelamento desse financiamento, para isso trouxemos as informações referentes ao funcionamento deste processo.

Como Cancelar o FIES?

Se você não tem mais interesse no FIES e deseja fazer o cancelamento, é importantíssimo que você tenha conhecimento que é necessário solicitar o encerramento antecipado do contrato e isso gera também a antecipação no período de carência e na amortização.

O cancelamento do contrato do FIES pode ser feito através da instituição bancária onde você realizou o contrato. Entrando em contato com o atendimento do banco você deverá solicitar o cancelamento do seu financiamento.

fies-como-cancelar

Um detalhe muito importante diz respeito aos prazos de solicitação. Para que a sua solicitação de cancelamento seja computada, é necessário que você efetue dentro dos seguintes prazos:

  • 15° dia de janeiro a maio;

  • 15° dia de julho a novembro.

Como Pagar o FIES depois do Cancelamento?

Sempre fica a dúvida a respeito de como pagar o FIES depois do cancelamento. Saiba que depois que seu cancelamento é efetuado serão gerados quatro opções para pagamento do financiamento. A seguir você confere quais são elas:

  • Liquidar saldo devedor no ato do encerramento: nessa opção o contratante pode liquidar todo o saldo devedor no momento em que vai assinar o termo de encerramento do contrato. Essa opção é indicada para quem deseja acabar com qualquer vínculo com o FIES;
  • Permanecer na fase de utilização: permanecendo na fase de utilização o contratante pode contar com período de carência e de amortização. Para essa opção o contratante continua efetuando o pagamento da parcela trimestral no valor de R$ 50;
  • Antecipar a fase de carência: nessa opção o contratante pode pagar as parcelas trimestrais, que só quitaria em 18 meses, depois de um período de um mês após o encerramento do contrato. Depois disso o contratante poderá quitar as parcelas do financiamento sem passar pelo período de carência;
  • Antecipar a fase de amortização: é uma opção para que o contratante possa fazer o parcelamento de todo o saldo devedor. Para isso ele tem um prazo de até 3 meses junto com o tempo em que o usufruiu do financiamento e mais um ano para poder fazer a quitação.

43 Comments

  1. Rafael Cardoso Constâncio
    • josineri
    • Elziana
    • Felipe
    • Thainara
  2. Bete
    • Helceânia de Castro Medeiros
    • Thais Lopes
  3. Claudio Camilo Alves
    • Jefferson
  4. Luanara
  5. Gisele Dias
  6. Elma
  7. Carlos Henrique
  8. Elias Corrêa De Oliveira
  9. Alysson dos Santos
  10. Alysson dos Santos
  11. Jucilene
  12. Evelyn
  13. patricia pereira da silva
  14. Don
  15. Don
  16. valquiria
  17. nathaly campos
  18. Felipe
  19. mikhael
  20. Elvis
  21. Elvis
  22. Guilherme Henrique Cunha
  23. Tharles
  24. sulamita karla de amorim santos
  25. Sandra Regina
  26. MARLANE DA COSTA DA SILVA
  27. João Vitor Souza
  28. Regis Freire Melo
  29. jenisson dos santos souza
  30. Tulio
  31. José Wellington Almeida da SIlva
  32. maguino teixeira vasconcelos
  33. CARLOS EDUARDO MATTOS KOLLENZ
  34. CARLOS EDUARDO MATTOS KOLLENZ

Alguma Dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *