FIES 2017: Inscrições, Aditamento e Vagas

Quer ingressar em um curso superior, mas não tem condições de pagar a mensalidade? Então, você precisa ler este post e saber tudo sobre o FIES 2017. Com este financiamento, você fica livre das mensalidade durante o curso e paga quando se formar. Quer saber mais sobre o FIES 2017? Continue lendo esse post para saber tudo sobre o programa do governo que pode garantir seus estudos.

FIES 2017

FIES 2017

FIES 2017

Antes de qualquer coisa, você precisa saber o que é o FIES 2017 para poder compreendê-lo.

O Fies foi criado em 1999 e já ajudou milhares de brasileiros até agora. Cursar o Ensino Superior é quase que uma obrigação para todos que desejam uma ótima vaga no mercado de trabalho.

fies medicina como conseguir

Contudo, desejar um diploma do Ensino Superior geralmente é diferente de conquistar. Muitas pessoas não podem pagar pelas mensalidades cobradas atualmente pelas universidades brasileiras.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.

> Saiba Também Como Funciona o SISFies na Pós-Graduação.

Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

FIES 2017: Como Funciona?

Para se inscrever no FIES, você deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Com sua nota, você deverá participar de uma pré-classificação que é feita através do site.

fiessite

Você só começa a pagar depois de se formar, e o financiamento pode ser até 100% da mensalidade do seu curso. Veja se você se encaixa nos requisitos:

Quem NÃO pode se inscrever no Fies?

É negada a inscrição no Fies a pessoa:

  • Que não tenha sido pré–selecionado no processo conduzido pelo MEC;
  • Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES, exceto o estudante financiado pelo programa que mediante requerimento ao Agente Operador do Fundo comprovar o não usufruto do financiamento e o encerramento antecipado do contrato;
  • Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Que tenha concluído curso superior;
  • Beneficiário de bolsa integral do ProUni;
  • Beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;
  • Que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio Enem – a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e/ou nota na redação igual a 0 (zero);
  • Cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 2,5 (dois e meio) salários mínimos.

Inscrições Fies 2017 

nao-consigo-me-inscrever-no-fies-o-que-fazer-3

O estudante pode solicitar seu financiamento em qualquer período do ano. As inscrições são feitas através do site do Fies de acordo com as instruções a seguir:

  • Acesse o site o Fies e efetue sua inscrição. Você deverá informar todos os dados solicitados como, CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e fazer um cadastro de senha.
  • Após se cadastrar, você deverá participar de uma pré seleção e terá a confirmação pelo seu email, onde você receberá uma mensagem,
  • Você terá até 5 dias para efetivar sua inscrição informando todos os dados do financiamento a ser contratado.
  • Após esse procedimento, você deverá ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que fica em sua instituição de ensino. A CPSA irá te orientar para todas as ações que você deverá seguir para finalizar seu financiamento.

Documentos Necessários para Inscrição Fies 2017        

documentos-pessoais-2-e1432894865844

Documentos do aluno:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
  • Documento de identificação;
  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência.

Documentos do fiador (no caso da opção por fiança convencional ou fiança solidária):

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Certidão de casamento;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.

Taxas e Juros do Fies 2017

0

A taxa efetiva de juros do FIES é de 6,5% ao ano para todos os cursos.

Tem como período de 18 meses, o período de amortização para 3 vezes o período de duração regular do curso + 12 meses, ou seja, se seu curso durar 4 anos, o financiamento será dividido em 3 x 4, que totaliza em 12 anos, para você quitar seu financiamento.

O Fies, sem dúvida nenhuma, é a melhor opção de financiamento estudantil. Os juros são baixíssimos: cerca de 6,5% ao ano. Esse valor é o menor comparado com outros tipos de financiamentos e a principal vantagem dele é que o estudante só começa a pagar depois que se formar.

2 Via Boleto Fies

Se você já conseguiu o financiamento, você deve saber que há um boleto que você deverá receber com o valor de juros do seu financiamento.

Procure sempre estar em dia com o financiamento para evitar o acumulo de prestações e somar mais ainda seus débitos.

E se você precisa da segunda via para quitar sua pendência com o FIES 2017, tenha acesso aqui neste link à Segunda Via Boleto Fies.

Cursos e Instituições Parceira do Fies 2017

O Fies está disponível em todos os estados do Brasil, e pra conferir se seu curso ou instituição que você deseja estudar tem vínculo com o Fies, confira clicando na imagem a seguir:

screenshot_5

Renovação do Contrato Fies 2017

A renovação do contrato é imprescindível para quem deseja continuar com o financiamento. O aditamento é feito a cada semestre, e serve como garantia para o Fies e para a instituição de que o aluno ainda tem interesse em continuar estudando e usufruir dos benefícios do financiamento.

Se você já está cadastrado no financiamento, você deve ficar atento ao seu e-mail, onde chegará um aviso de que a renovação estará liberada.

Cumpra sempre o prazo estabelecido pelo FIES 2017. Se você descumprir, você poderá perder o financiamento.

Como Cancelar Fies 2017: Saiba o que fazer!

Para fazer o cancelamento, você deverá acessar o site do Fies entre o dia 1 e 15 de cada mês.  Exceto junho e dezembro. Siga as instruções: 

  • Entre no seu sistema do Fies com seu CPF e senha para fazer o login.
  • Aparecerá a tela com todas as informações sobre seu financiamento. Encontre a opção “encerramento’.
  • Clique no semestre disponível, como mostra a imagem a seguir

fies-encerramento-1-1024x674

  • Depois, você precisa selecionar uma das opções para o encerramento, pois terá que pagar o que ainda deve (inclusive juros e outras taxas previstas em contrato). Confira na imagem:

fies-encerramento-2-1024x645

One Response

  1. Caique Fontes

Alguma Dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *